A sua estampa pode valer milhões
- Equipe MR Advocacia
- 19 de abr.
- 1 min de leitura
Se marcas como a Gucci protegem as suas estampas, por que você não faria o mesmo?
Se a sua marca tem uma estampa autoral, ela pode ser única, mas somente se estiver registrada.
No mercado da Moda, o plágio acontece todos os dias, contudo, somente quem tem o registro da estampa pode proteger a criação legalmente.
Sem registro, a estampa pode ser copiada pelo concorrente e você sair no prejuízo. Já com o registro, há exclusividade, força jurídica, possibilidade de impedir o uso indevido da criação e reivindicar os seus direitos (inclusive indenizações), resguardando a autoria e valorizando ainda mais sua marca.
Não basta criar. É preciso proteger!
Cada estampa pode (e deve) ser registrada de forma diferente. Contudo, o erro nesse procedimento pode custar caro!
Proteger uma criação vai muito além de simplesmente registrar uma estampa, é preciso entender o tipo de proteção adequada, como desenho industrial, direito autoral, marca figurativa ou até mais de um registro ao mesmo tempo. O que deve ser feito no SEU caso?
Registrar da forma errada pode deixar você sem respaldo jurídico em caso de cópia ou, ainda, impedir que você defenda a sua própria criação.
Por isso, a análise técnica e estratégica de cada estampa por um especialista em Fashion Law é essencial.
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