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Greenwashing: o alerta que a sua marca não pode ignorar.

  • Foto do escritor: Dra. Marinna Ribeiro
    Dra. Marinna Ribeiro
  • 11 de ago.
  • 1 min de leitura

"Itália aplica multa de 1 milhão de euros à Shein por práticas de greenwashing", segundo publicado pela Revista Comunità Italiana (@comunita_italiana).


Essa decisão mostra que a sustentabilidade deve ser muito mais do que uma tendência de marketing, é uma responsabilidade legal. O marketing precisa falar a real situação da empresa.


Mas o que é greenwashing, afinal?

Greenwashing é quando uma empresa promove práticas ambientais que não condizem com a realidade dos seus processos. Pode ser uma frase com informações genéricas, uma embalagem com “selo verde” sem certificação oficial, metas climáticas contraditórias e de difícil alcance, ações amplas com o intuito meramente comercial que não busque alcançar as metas traçadas, relatórios técnicos com dados abrangentes e vagos, entre diversas outras formas.


O greenwashing mascara resultados de ESG e causa um impacto negativo no mundo corporativo. Esse tipo de conduta engana consumidores, prejudica a concorrência e fere a legislação de proteção ao consumidor, em razão da publicidade enganosa.


Como sua marca pode se proteger?

Se você atua no mercado da Moda (beleza, vestuário ou joias), precisa estar atento. Cada vez mais, consumidores e autoridades exigem transparência e responsabilidade.


A melhor forma de se proteger é estruturar comunicação e práticas ambientais com base legal sólida. Isso significa:


  • Revisar rótulos, embalagens e campanhas;

  • Construir políticas internas de sustentabilidade que possam ser auditadas;

  • Incluir cláusulas contratuais específicas com fornecedores;

  • Ter relatórios técnicos que embasam as informações divulgadas.


Para isso, o Fashion Law é a peça importante: um ramo do direito que une a expertise jurídica com o conhecimento profundo do mercado da Moda. É preciso falar em sustentabilidade com segurança.



 
 
 

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